terça-feira, 14 de setembro de 2010

Quem são os seus ídolos?

Ainda estou perplexo com o que li. Não sei o que comentar em respeito à pessoa e não quero parecer marcação da minha parte. Mas quero apenas trazer a entrevista pra cá e dizer que, se tivesse de escolher entre ficar em 9º lugar tentando criar um trabalho de equipe, errando e descobrindo que ainda teremos um longo caminho pela frente e sermos campeões nos moldes do basquete citado por Oscar, eu preferiria ainda o 9º lugar.
Vale lembrar que na época de Oscar, a melhor posição em mundiais que o Brasil obteve foi o 5º lugar  em 1986 e que nesta época não havia ainda o desmembramento de Ioguslávia e União Soviética.

Enfim, fiquem com a entrevista que precisa ser divulgada para repensarmos quem são os nossos ídolos.


10/09/2010 - 07h00

Oscar, homenageado, critica jogadores da seleção: "falta colhão"

Murilo Garavello
Em Istambul (Turquia)
Oscar Schmidt está na Turquia para ser homenageado no dia da final do Mundial. Maior cestinha da história da competição, será introduzido no Hall da Fama do basquete. Hospedado no melhor hotel de Istambul, está assistindo a todos os jogos na área VIP, ao lado da mulher, Cristina.

MAIOR CESTINHA DOS MUNDIAIS DA FIBA

  • Murilo Garavello/UOL


    Oscar vê partida entre EUA e Rússia com esposa. Ex-atleta será homenageado ao final do Mundial
  • Doug Pensinger/Getty Image


    Durante participação em Atlanta-1996, na última vez que o Brasil esteve nos Jogos Olímpicos
Exibindo o mesmo estilo franco de sempre, Oscar conversou com o UOL Esporte no intervalo do jogo entre EUA e Rússia. E disparou, sem papas na língua, seus pontos de vista sobre vários assuntos, inclusive seleção brasileira. As opiniões dele são contundentes:
Homenagem
“Estou hospedado em um dos melhores hotéis da cidade, senão o melhor. Estão me tratando bem. É uma homenagem da Fiba e, indiretamente, também da CBB. Fui almoçar com meus amigos Paulinho Villas-Boas e Cadum em uma churrascaria e quando fui pagar já estava pago pela CBB”.
“Estou muito feliz. Esse prêmio é muito importante. Briga pau a pau com o dos EUA. Espero que um dia eu ganhe lá também. Quero muito, não vou negar. Mas é bom começar pela minha instituição, a Fiba, pode onde joguei durante tanto tempo”.
Maior cestinha da história dos Mundiais
“Ah, é? Sou cestinha de Mundial, também? Quantos pontos eu fiz? (843, o mais próximo em atividade é Dirk Nowitzki, com 425) Não vai passar nunca!”
Seleção brasileira no Mundial
“Não dá para parabenizar time que ficou em 9º. Só faltava essa. Não vou cair nessa armadilha. Não dá também para criticar, quer dizer, tenho divergências sobre algumas coisas técnicas, mas depois de muitos anos começou a se fazer as coisas certas no brasquete brasileiro. O maior serviço para o basquete brasileiro foi o Carlos Nunes aprovar uma reeleição só. A Liga de clubes existe e eu me sinto honrado porque eu que comecei isso daí. E parece que voltou a vontade de os jogadores defenderem a seleção. Não dá para pedir resultado imediatamente".

O QUE OSCAR FALOU

Não dá para parabenizar time que ficou em 9º. Só faltava essa. 
Sobre o desempenho da seleção no Mundial
Ninguém vai meter uma bola no fim? Falta colhão. O único acostumado a meter bola no fim é o Marcelinho, mas botaram ele para jogar a conta-gotas”.
Sobre a dificuldade da seleção em vencer jogos equilibrados
Jogadores jogam 37 minutos. Homens, jogam os três minutos finais.
Sobre a ausência de um "definidor" no time
O Magnano tá implantando o jogo dele. Agora, duvido que ele ia me tirar de quadra.
Sobre ser um jogador-estrela
Turquia. A arbitragem vai ajudar.
Quando perguntado qual equipe vencerá o Mundial
"Agora, o resultado, mesmo, foi ruim. Tivemos quatro jogos parelhos e perdemos três. A Argentina é um dos melhores times dos últimos anos, mas você não pode deixar o Scola fazer 10 pontos em três minutos".
A falta de um definidor“A gente não podia ter deixado o jogo ser decidido no final, porque hoje em dia não conseguimos ganhar jogo no fim. Ninguém vai meter uma bola no fim? Falta colhão. O único acostumado a meter bola no fim é o Marcelinho, mas botaram ele para jogar a conta-gotas”.
“Basquete brasileiro precisa de um definidor. Jogadores jogam 37 minutos. Homens, jogam os três minutos finais. Veja o jogo da Sérvia, ontem. O menino (Teodosic), faltando três segundos, meteu a bola de lá da PQP. E pá, caixa. Ele chuta para meter. É essa atitude que eu admiro. Sérvia é o time que mais produz jogadores com culhão”.
Ele era um “jogador-estrela”“O Magnano tá implantando o jogo dele. Agora, duvido que ele ia me tirar de quadra. Porque se me der 20 minutos, eu faço 20 pontos. Comigo era garantia de um ponto por minuto. Pelo menos. Se não me colocar em quadra, na segunda vez eu não faço parte do time. Se na primeira seleção eu ficasse sentadinho, não voltaria na próxima. Esse é o mau do jogador-estrela (risos). Eu era, claro. Sempre carreguei meus times nas costas, com a confiança indiscriminada dos meus companheiros e treinadores”.
Favorito para o título do Mundial
Turquia. A arbitragem vai ajudar. Eles têm um time muito bom e têm um técnico sensacional. Joguei quatro anos com o Tanjevic como técnico no Caserna. Devo demais a ele. Foi um dos melhores técnicos que eu tive, junto com Cláudio Mortari e Ari Vidal".

Um comentário:

Mari disse...

Adorei seu diário de bordo sobre o Super Four! E assim como você, também fico com o 9º lugar por quanto tempo for necessário. Foi muito bom rever vc, Ronaldo e Mica ontem... parceiros da melhor comissão técnica que integrei! Beijooo