sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Como se tornar um jogador ?


A primeira vez em que fui ler este texto, criei um preconceito enorme por causa do título(é este título que está aí em cima). Mais me parecia com essa moda mundial de livros de autoajuda no qual se tem uma pergunta determinista em destaque que parece que solucionará todos os problemas da sua vida do que com um artigo interessante sobre basquete.

Mas o texto é sim interessante e contribui de alguma forma para a leitura de atletas que querem fazer algo para melhorar o seu basquetebol. Utilizava este texto com algumas equipes de base que já trabalhei e venho aqui dividir este material com vocês. Lembrem-se: Sejam melhores a cada dia.  



Tornando-se um jogador mais completo conseguirás mais minutos de jogo.


Se você quer jogar mais minutos, primeiro deverá se olhar no espelho e perguntar: como posso ajudar minha equipe? Devido ao basquetebol estar cada vez mais voltado aos aspectos físicos, muitos jogadores estão perdendo o enfoque correto e a objetividade de suas próprias habilidades.

Ser objetivo é uma das chaves que permitem a eles amadurecerem como jogador. Os atletas que não pensam desta forma deixam de trabalhar os seus fundamentos e habilidades de jogo, aspectos que lhes permitem ficar mais tempo em quadra. Depois, olham para seus companheiros e seu técnico para buscar a causa do pouco que jogam (a culpa é sempre dos outros).






As firulas podem afetar seu crescimento como  jogador.
 
Os melhores jogadores são suficientemente inteligentes e capazes de separar a ficção da realidade. Creio que a televisão e os restantes meios de comunicação tendem a super valorizar o jogo espetacular e o atleticismo dos jogadores atuais, digamos que seja um mal necessário. Não obstante, as firulas podem te cegar. Faz com que a atenção da maioria dos jogadores se distancie de um dos conceitos mais básicos, algo que fará com que jogue mais minutos.

Aumente suas habilidades (fundamentos)

Tudo isto me leva a um ponto crítico, seu técnico quer que você jogue. Não conheço nenhum técnico que não queira dar minutos a um jogador com talento e que principalmente seja capaz de produzir dos dois lados da quadra. Sem dúvida, o técnico recortará minutos daqueles jogadores que somente são capazes de uma coisa só dentro de quadra. Isto significa que deverá ser um bom reboteiro, ou um bom defensor, ou um grande passador. Você poderá jogar mais se for um jogador multidimensional.

Posição de tríplice ameaça
A posição de tríplice ameaça não significa que você deverá jogar só. Os técnicos levam anos falando do trabalho da tríplice ameaça. Esta é naturalmente a posição que te permite arremessar, passar ou driblar à partir de uma recepção ou proteção de bola. Enquanto muitos técnicos dão ênfase à esta posição, os jogadores jovens cometem o erro de não gastar tempo suficiente treinando o passe ou os fundamentos de corte/penetração que lhes permite dispor de uma verdadeira posição de tríplice ameaça.

Hoje em dia vários são os jogadores que levam a bola a esta posição, mas não são capazes de passá-la a um companheiro ou driblar de maneira efetiva quando são pressionados. Como poderemos dizer que a posição é boa se não soubermos executar os fundamentos de arremesso, passe ou corte?




Pratique os pequenos detalhes.

Para chegar a ser um jogador completo terás que praticar/treinar mais tempo que seus companheiros, inclusive nos finais de semana e feriados, enquanto os outros se divertem. Será necessário que treine pelo menos 15 minutos diários os fundamentos: passe, rebote, drible e trabalho defensivo de pés, enquanto os outros provavelmente estarão arremessando. Não estou sugerindo que não treine seu arremesso, estou dizendo que trabalhe mais os outros aspectos do jogo.

Durante mais de vinte anos como técnico, um grande percentual das substituições que realizei durante os jogos foram porque necessitava alguém em quadra capaz de passar melhor, cortar melhor ou defender em um momento determinado. Os jogadores que se mantém o maior tempo em quadra são exatamente aqueles que são multidimensionais, quero dizer, capazes de realizar várias coisas úteis para a equipe, são jogadores que desenvolveram bons fundamentos de passe, capazes de manter a bola e não perde-la contra uma pressão, defender de forma sólida e rebotear de forma consistente independentemente de sua estatura. É seguro que seu técnico poderá trocá-lo por ter errado um arremesso ou ter perdido uma bola contra uma defesa forte, mas será menos provável se você é um jogador multidimensional, inclusive se você cometer um erro.


Treinar e praticar, sua melhor oportunidade de melhorar.

Como você pode se tornar um jogador multidimensional? A resposta é muito fácil: Trabalhe cada conceito básico do jogo exaustivamente, cada fundamento, como se fosse uma oportunidade de conseguir seus objetivos. Você deve   se esforçar em executar cada fundamento ensinado por seu técnico, não de forma correta, mas sim como um verdadeiro MAESTRO. Se você o fizer sem intensidade, deixará de melhorar e isso ao largo dos anos é   cumulativo; logo terá uma idade avançada e não estará  dominando os fundamentos como deveria ter automatizado durante os anos anteriores. Você haverá se tornado um jogador unidimensional. Este tipo de jogador não poderá participar dos minutos de qualidade do jogo.

(Texto traduzido do site Bbhighway.com, de autoria de Allan Lamber)



"I´m not nearly the player that I want to be"
( Eu não estou nem perto de ser o jogador que eu quero ser)



Kevin Durant em entrevista após a conquista do mundial.

Nenhum comentário: