domingo, 16 de outubro de 2011

MJ




De tempos em tempos costumo ver alguns vídeos que gosto e que acredito que me inspiram sobre essa paixão chamada basquete. Um clássico que certa época cheguei a assistir diariamente, é um vídeo que mostra através de diversas imagens a carreira de Michael Jordan. O vídeo me chama atenção, pois não se destaca por mostrar os melhores lances dele. Aliás ele começa mostrando o seu discurso de retirada do basquetebol. E este fato foi bem marcante pra mim. Lembro-me bem com meus 14 anos, receber a notícia de que Jordan estava se retirando do basquete. Naquela época eu já me orgulhava de ter tido a chance de ver jogos dele ao vivo, mesmo que pela tv. Ainda bem que tive a chance de ver muito mais coisa e o vídeo, embalado por uma ótima trilha sonora, mostra esta trajetória de Michael Jordan que venho aqui de alguma forma dividir com vocês.




Talvez pelo dia chuvoso e o momento ocioso de domingo, resolvi buscar mais vídeos interessantes sobre Michael Jordan. Confesso que acho tudo uma grande repetição e poucos me empolgam, mas nesse meio todo de vídeos e edições parecidas, outro dois me chamaram a atenção. Este que vou postar agora me interessou porque quem o editou resolveu mostrar diversas habilidades de Jordan. Ele mostra uma série de enterradas e o jogo agressivo de Jordan, depois mostrar outra série de boas defesas e roubadas de bola, mais a frente mostra diversas assistências, e mostra algo que talvez tenha mais me chamado a atenção, uma série de erros de Jordan nos segundos finais. Jogos em que ele foi escolhido pra decidir e que não obteve êxito em conquistar a vitória pra sua equipe. Mas é claro que no final o vídeo traz uma série de jogadas sensacionais de Jordan, seja nos segundos finais, seja jogadas de alta plasticidade, o vídeo conseguiu me chamar atenção por tentar mostrar como Jordan era completo como jogador e também divido aqui com vocês:



E por fim, apesar da imagem não estar com boa resolução, um vídeo que também me chamou a atenção, mostra os últimos momentos de Jordan em sua última passagem no basquete da NBA defendendo a equipe do Washington Wizards. Jordan, com 40 anos na época, conseguiu performances de bom nível, com boas atuações em alguns jogos, cestas decisivas nos segundos finais e a cena final em seu último jogo, onde o público não consegue parar de aplaudir o astro, como numa reverência a tudo que este atleta fez pelo basquetebol. Segue este vídeo também:



Vendo todos este vídeos, a sensação que dá inicialmente é um distanciamento do basquete praticado por um gênio como Jordan e pelo basquete nosso de cada dia. Parece ser algo inalcançável, de filmes e sonhos. Mas por outro lado, por saber que se trata de um ser humano, que treinou, se dedicou, acreditou no seu sonho e que se deu a chance de ser melhor a cada dia, torço para que os atletas brasileiros, apaixonados pela modalidade, possam entender que o basquete é um esporte que demanda entrega, estudo, aperfeiçoamento não apenas técnico e que precisa ser aprendido de diversas formas. Você melhora muitas vezes quando erra, melhora tantas vezes quando descansa, melhora diversas vezes quando assiste o jogo, quando aprende a ouvir, mas principalmente, quando se compromete consigo mesmo e com sua equipe. Já cansei de ver talentos que não entenderam que precisavam continuar treinando e evoluindo, que precisam entender cada vez mais as carências e necessidades de suas equipes. E assim, após anos sendo estrelas das divisões de base, hoje consomem o basquete apenas como espectador das arquibancadas e da tv.

Para aqueles que ainda acreditam que podem melhorar a cada dia, espero que estes vídeos inspirem a você tentar ser melhor do que você vem sendo. Essa é a melhora significativa. Que move não só você como todos a sua volta.

Abraço a todos.

Nenhum comentário: