quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Distúrbios de aprendizagem



Meus últimos dois posts foram sobre professores que se acomodam na função docente e que se utilizam da força hierárquica de ser professor para dar aulas desprogramadas e pouco atualizadas. Dando aula do jeito que sempre deu e colocando no aluno muitas vezes a culpa por qualquer tipo de fracasso. Tenho visto e descoberto casos de professores em escolas e universidades, que me indignam. Professores que não têm a mínima humildade de buscar informação de qualidade para tentar sensibilizar e provocar melhor seus alunos. Esse problema é na educação em geral e não é uma exclusividade de educação física. Mas ando mesmo indignado, pois tenho descoberto professores(mestres e doutores) que andam dando aulas de forma descontextualizada e que andam se utilizando de suas titulações para garantirem a sua razão.

Hoje, antes de dormir, há poucos minutos atrás, tentei pegar um livro pra ler e pegar no sono. O livro se chama "Ostra feliz não faz pérola", de Rubem Alves. No capítulo onde ele escreve pequenos textos sobre educação, um texto em especial me chamou atenção e me fez levantar, acender a luz e vir aqui dividir com vocês. Espero que sirva para instigar em cada um a vontade de ser observador, atencioso e crítico com o que se recebe de conhecimento. Espero que gostem.

"Andando pelas ruas de uma cidade do interior paulista, encontrei um clínica de psicopedagogia que anunciava sua especialidade em ´Distúrbios da aprendizagem`. Dei-me conta de já ter visto muitas clínicas com a mesma especialização, mas nenhuma que anunciasse ´Distúrbios de ensinagem`. Por acaso serão só os alunos que sofrem de distúrbios? Somente eles têm dificuldades em aprender? E os professores? Nenhum sofre de distúrbios de ensinagem? Que preconceito nos leva a atribuir o problema sempre ao aluno? Que providências terapêuticas tomar quando o perturbado é o professor? Mas que psicólogo terá coragem para passar-lhe esse diagnóstico? É mais fácil culpar o aluno."                                                                                                                   
Rubem Alves

Um comentário:

Unknown disse...

Oiii obrigada por visitar o blog espaço da pedagogia! Estou seguindo seu blog. Muito bom! Me add no msn:

jessica.hosaysck@hotmail.com