segunda-feira, 16 de julho de 2012

É preciso seguir firme.

Não dá pra seguir normalmente aqui no blog enquanto não escrever sobre o que irei escrever agora. Hoje vejo que só conseguirei seguir por aqui se fizer isso. 

Estou falando da infelicidade que ocorreu com o atleta David, de Brasília. Desde quinta-feira a cidade e a comunidade do basquete, vive este drama junto do atleta. Não tem sido fácil ver o que tem passado os seus colegas de equipe e principalmente toda sua família.

Seleção DF Sub-17 - 2009

Trabalhei com David e com boa parte dessa equipe por alguns anos em categorias de base. A primeira coisa a vir em minha mente foram as lembranças do que já havia vivido com todos: Os treinos, competições, alegrias passado juntos e momentos difíceis compartilhados. Lembrei do quanto já havia discutido com esses meninos que considero de uma geração com muita oportunidade em Brasília. E todos esses momentos hoje resgatados na lembrança, me geraram diversas sensações.

É bem complicado ver todos passando por este momento e não poder ter estado no momento que eles mais precisavam. Isso faz parte de um amadurecimento pessoal que temos de ter. É preciso aceitar que não vamos estar onde queremos sempre. Mesmo distante do trabalho com estes meninos, ainda me sinto parte deles e vê-los neste momento unidos pela melhora de um colega de equipe foi algo que mexeu demais comigo.

Copa Minas Sub-19 - 2010
Por vezes discuti e briguei com estes meninos dando a entender que eles não eram ou não se comportavam como equipe muitas vezes. Na minha opinião o trabalho em equipe não pode reinar apenas em amizade e brincadeiras. O bom trabalho em equipe deve ser também feito de cobranças pontuais e tomada de decisões coletivas, discutidas e abertas incessantemente entre todos, para que haja o crescimento do todo. E as vezes penso que posso ter sido exigente demais com uma equipe que estava em pleno processo de amadurecimento e construção.




Neste final de semana, ao me reencontrar com todos, notei o quanto eles estão diferentes. Unidos pelo incidente de quinta-feira e pela plena recuperação de David, os vi incrivelmente fortes, apesar de consternados pelo ocorrido, percebi o quanto são homens certos de que juntos são muito mais efetivos na resolução do problema de cada um. 

As vezes empolgados com a história de filmes que mostram a superação de uma equipe, podemos imaginar que estes meninos vão criar forças em nome do David e buscar resultados expressivos em jogos, esperando pelo retorno de seu colega às quadras. Mas sinceramente, os filmes têm suas limitações, têm começo, meio e fim. E essa história que está sendo vivida por todas estas pessoas não é tão limitada assim. 




Esta equipe está crescendo muito além das quadras. O que eles vão mostrar nos jogos será empolgante de ver, mas percebo que o que mais se destacará nesta equipe, será o que mostrarão como pessoas. E pra isso é necessário seguir firme. Nesta segunda os treinos voltarão. E sinceramente vejo que é o momento de todos darem sua contribuição e mostrar o que realmente são: Uma grande equipe. 

Reforço que é o momento de se dedicarem ao máximo, mostrar que a força de suas orações por David, também está expressa em suas atitudes, em seus esforços para manter esta equipe forte, unida por um ideal e principalmente, juntas pelo o que os fez tornar equipe, que é o basquetebol.

Sei bem dos sonhos e da paixão de David pela modalidade. Por algumas vezes conversamos sobre seu sonho de jogar profissionalmente e sei que sua luta incansável por sua recuperação precisa ser fonte de energia para todos esses meninos voltarem as quadras com força total. O exemplo que David está dando na luta pela sua vida e o exemplo que esta equipe dará voltando com tudo às atividades hoje, será uma lição que muitos poderão aprender algo para si.

O que peço a vocês é que continuem sendo essa força tamanha que têm sido e que mostrem a vocês o quanto são importante uns para os outros também nas quadras. Foi ali que vocês se conheceram, foi ali que vocês se tornaram amigos, se tornaram um time e é justamente ali que precisam dar essa lição a todos nós.


É hora de dar um bom exemplo a todos do que é ser uma equipe . 
Me orgulho de ter trabalhado com cada um de vocês e posso afirmar que ainda me sinto parte disto. Só que agora esta equipe é muito maior, com muito mais gente dando a força necessária para que vocês continuem crescendo. Será essa força que tirará o David do estado grave, será essa força que manterá todos vocês juntos. Não é o que gostaríamos que acontecesse com nenhum de nós, mas seguindo a vida diante do que aconteceu, deem esse exemplo a todos que estão acompanhando e orando pela plena recuperação do nosso colega.

 É de arrepiar e emocionar ver como o David está lutando pela sua vida. A força com que sua família e que cada pessoa que aparece pra dizer que está torcendo pela sua recuperação. É esta força que nos move, nos mantém fortes acreditando sempre em nossos ideais. E será essa força que trará o David de volta para o convívio de todos nós e junto novamente desta equipe que um dia tive orgulho de representar.

Muita força à todos os atletas, comissão e meus sinceros votos de melhora a toda família do David.
 
Vamos passar firme por essa situação todos juntos, podem apostar!

 

3 comentários:

Mari Moura disse...

Tem certeza que vc vai largar a psicologa? Rs
Eu divido esse sentimento com vc. Olhar para esses garotos é olhar para os meus primeiros atletas, para aqueles que me fizeram explorar mais ainda o assunto.
Eles nem sabem, mas continuam me inspirando diariamente a ser uma profissional melhor!
Seguimos juntos no nosso plano infalível de dominar o mundo.

Liliam disse...

Eu acompanhei pela TV o drama e fiquei super sensibilizada com essa fatalidade... Imagina vc que fez e faz parte desse grupo. Pode ter certeza que a cidade está em oração pela melhora dele. Ótimo texto.
Bjs

Liliam disse...

Vc viu isto:

https://www.facebook.com/#!/photo.php?fbid=236499519804758&set=p.236499519804758&type=1&theater

Lembrei de vc, que com certeza também vai compartilhar da indignação sobre a matéria.