sábado, 1 de janeiro de 2011

Recomeçar ou continuar?





Em todo começo de ano eu me pergunto se esta virada é uma chance de recomeçar ou é um momento de continuar o que sempre se veio tentando fazer. Penso que de alguma forma as duas alternativas se encaixam. É tempo sim de recomeçar, com a correria em que a vida muitas vezes nos coloca, deixamos de lado alguns projetos de vida que em nossa cabeça ficam adiados para um outro momento. E a virada de ano serve um pouco pra isso, pra te mostrar que você pode sempre recomeçar e reformular as coisas que acredita que deixou um pouco pra trás.

Mas sinceramente não acredito em um recomeço do zero. E aí, de alguma forma, estamos continuando, pois estamos agregando novos projetos a quem sempre fomos, ao que sempre fizemos e aos nossos sonhos que não podem se perder só porque um ano acabou. Penso que somos a mescla desses dois sentimentos: um recomeço diante de uma vida que vínhamos levando e batalhando para conquistar nossos objetivos.

Quando olho pra trás e vejo agora o ano de 2010 materializado em passado, vejo exatamente isso. Preciso recomeçar, mas não posso deixar tudo o que fiz, vivi e aprendi neste ano que se passou de lado. Estas experiências precisam sim contribuir para as novas experiências que me aguardam em 2011.

Desde o dia 29 de Dezembro estou fora de Brasília. Consegui escapar um pouco para repensar tudo o que foi feito e fazer um balanço de como lidei com as situações que me ocorreram. E fazendo este balanço todo é que me vêm a cabeça as três situações profissionais que me marcaram em 2010. Primeiramente o Colégio CEUB, no qual trabalhei nos últimos quatro anos e que tive um rompimento doloroso, pois tive de deixar colegas de trabalho, alunos queridos e sonhos profissionais para tentar outro projeto de vida que me apareceu no meio do ano. Devo também 2010 à equipe de Basquete Universitário do CEUB. Um projeto no qual tive o prazer de me arriscar e que recebi dos atletas e companheiros de trabalho muito mais do que pude oferecer durante todo o ano. E por fim, a ex-equipe do Botafogo-DF, que após descobrirmos que não receberíamos salários nunca e que estávamos sendo enganados, a equipe foi intitulada de "NÓS". Uma prova de como esse grupo me ajudou a entender como podemos atingir resultados expressivos dentro de quadra, com exigências técnicas e táticas, mas sem perder o foco da formação humana, de mostrarmos que o grupo unido e pensando em um mesmo ideal, pode superar limites e ensinar a muitos sobre um trabalho coletivo.

Estou de férias até o dia 9 de Janeiro e tentarei neste tempinho mais tranquilo e com a cabeça mais solta para tentar escrever sobre cada uma destas experiências. Quero tentar aqui contar um pouco de como estas etapas vividas no ano de 2010 me marcaram e serão a base para eu pensar em continuar por este novo ano um trabalho de qualidade e por me dar a chance de recomeçar em novos desafios que surgem no horizonte de 2011.


Colégio CEUB, Basquete CEUB Universitário e "NÓS" (Ex Botafogo-DF)
Três experiências que marcaram meu 2010


Desejo a todos vocês um grande ano de recomeços, mas que não perca o que cada um já produziu até agora!


Abraço à todos!

2 comentários:

Unknown disse...

Realmente... te dou todas as forças galego. Não o conheço pessoalmente , já 'treinei' poucas vezes com vc como treinador. Brasília passar por mais uma etapa conturbada no esporte onde se não houver MUITA paixão dos atletas não haverá esporte. Deixo aqui minha admiração.
um Abraço a todos aqueles que são apaixonados não por basquete, mas por qualquer modalidade que vive às sombras , jogado de lado !

Anônimo disse...

Por todas as aulas que você me deu, todas as risadas que nos proporcionou, mudanças, por quando você me fez, e fez outras pessoas se sentirem melhor. Obrigada. Você é demais cara, sério, eu te amo. Vou sentir muita falta sua, onde quer que eu vá estudar ano que vem, se um dia eu encontrar um professor tão descontraído e profissional como você com certeza, ele não vai servir. Porque você não é só isso. Acho que falo por todas as minhas amigas, Adriely, Amanda, Melissa, Luana, Camila, Karla, Vittória, entre outras. Valeu por todas as coisas pelas quais nós passamos e construimos juntos. Ceub forever. Beijos.
Letii. ; ]