sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Uma viagem e muitos aprendizados - Parte I

Pela primeira vez neste blog vou fazer um post dividido em duas etapas. Como gosto de detalhar muito as experiências que vivo, quero não ficar me cobrando por estar escrevendo muito e deixar solto minhas impressões sobre essa recente experiência que vivi.
Bom... vamos lá!


Já fazem quase 3 meses que resolvi arriscar na minha vida. Trabalho hoje em dia na equipe de Basquete do Botafogo-DF como assistente técnico do meu amigo Professor Ronaldo Pacheco e junto de outro amigo e também assistente Michael Swioklo. Para tomar a decisão de ir trabalhar com esta equipe precisei tomar uma decisão de largar um trabalho meu numa escola que marcou muito a minha vida, mas isto é história para um outro post.

Pois bem, o nosso grupo é basicamente formado por atletas sub-19 (Com a maioria tendo entre 17 e 18 anos). Temos também alguns Sub-20 e apenas dois atletas na casa entre 20 e 30 anos. Formando um grupo de 24 atletas. Todos treinam juntos e disputamos tanto campeonato juvenil como adulto com a mesma base. A ideia nossa neste trabalho é ir galgando etapas no circuito inicialmente Brasiliense, para depois disputarmos a Taça Centro-Oeste, visando buscar a única vaga Centro-Oeste na Copa Brasil e aí sim, tentar conseguir uma vaga para o NBB.
Equipe do Botafogo-DF disputando o Campeonato Juvenil de Brasília


Quando me decidi largar meus outros trabalhos para me tornar parte deste, três coisas pesaram a favor dessa decisão. Inicialmente o projeto de chegarmos em nível nacional com atletas da cidade, coisa que não acontece com nosso representante nacional atualmente. Em segundo lugar porque temos uma geração de 17 à 20 anos em brasília maravilhosa, fruto de bons trabalhos de técnicos na cidade e isto me estimula porque faz com que eu tenha de reformular e potencializar meus estudos sobre basquete. Em terceiro e por fim o que me motivou também foi a chance de trabalhar com uma comissão técnica diferenciada. Ronaldo é um nome de expoente nacional que não precisa nem explicar e que trabalhei junto em 2004. Michael, com quem já trabalhei há dois anos atrás, é um fenômeno, é um técnico apaixonado pelo constante estudo dos aprendizados táticos e técnicos e busca incessantemente as novas tendências em basquete. Só eu sei o quanto esse cara tem me colocado pra estudar e desafiado meus conhecimentos.

Nessa trajetória toda tínhamos um desafio dentro desta primeira fase de campeonatos da cidade. Havíamos sido convidados para participarmos da VI Copa Minas Tênis de Basquete em Belo Horizonte na categoria sub-19. Esta Copa era uma possibilidade bem interessante de colocarmos à prova o trabalho que vínhamos desenvolvendo com estes meninos. Pela combinação de nossas agendas, Ronaldo e Michael não poderiam viajar na época em que seria realizada a Copa e aí vi que este teste também seria direcionado em grande escala para a minha pessoa.

                                   


Neste torneio teríamos as equipes do Ginástico (MG), Cetaf (ES), Flamengo e Fluminense (RJ) e o Minas Tênis Clube, uma equipe que conta com bons valores na categoria como Cauê Borges, recém vindo de Franca, Bruno Irigoyen, que foi seleção Brasileira sub-18 neste ano e Raulzinho, o nome mais citado entre nós durante nossos treinos e que hoje em dia não precisa mais de apresentações.

Cristiano, Cauê, Bruno e Raulzinho
Atletas Juvenis do Minas e da Seleção Brasileira de base


Só a presença destas equipes participantes já nos motivaram bastante em nossa preparação para esta viagem. Para mim, seria um momento importante de me aproximar mais dos atletas com os quais convivo diariamente nos treinos e também de me relacionar e conhecer melhor outros técnicos que admiro no cenário do basquete nacional. Estava diante de um desafio muito bom de ser vivido.

Neste final de semana conto aqui como foi a nossa experiência nesta competição.

Abraço à todos.

Um comentário:

Mari disse...

Adoro diário de bordo!! Querendo falar pra vc o que vc já deve saber! Quando puder, radinho! Beijoo