terça-feira, 4 de maio de 2010

6 décimos de segundo

Recentemente tive um jogo de basquete adulto em que a equipe que eu dirigia fez uma cesta faltando exato 1 segundo para o fim da partida. Os meninos comemoravam e a outra equipe havia pedido um tempo. Lembro-me que apesar da euforia, tentava racionalizar o momento e pedia concentração da equipe na defesa para não deixá-los receber em boas condições para finalizar. Lembro-me também que um atleta para motivar o grupo dizia: "Temos de marcar apenas 1 segundo!"

Mas não era bem assim, tínhamos de marcar na verdade 6 segundos. Um segundo de bola em jogo e outros cinco no qual o adversário tinha para cobrar a saída lateral. Pois bem, a equipe adversária fez uma jogada espetacular e o jogador no ar segurou a bola, arremessou e com a bola batendo na tabela, entrou de forma a  acabar com nossas esperanças e a nós ficou apenas o gostinho da virada no fim e o aprendizado que o jogo só termina quando não há mais um milésimo de segundo sequer para continuar a partida.

Chegando em casa neste dia, com uma sensação confusa de satisfação pelos jogadores terem quase virado um jogo "perdido" e a vitória que escapou de nossas mãos no segundo final, pensava e tinha ali a certeza de como esse esporte é fascinante, como ele cria momentos inesquecíveis e como te dá aprendizados automáticos.

Nesta semana recebi um vídeo sensacional. Pela Liga Adriática, o Partizan tinha 2 lances livres para sacramentar a vitória de seu time. O jogador erra os dois lances e a equipe adversária sai rápido para o ataque para tentar um chute de 3 para virar a partida. A estratégia do time funciona e a equipe do cibona vira o jogo a 6 décimos de segundo do final da partida. A equipe e comissão técnica do Cibona então invadem a quadra e se esquecem de conferir se o jogo acabou mesmo. Nenhum jogador do time do Cibona fica na marcação na meia quadra de ataque para impedir qualquer esboço de reação da equipe do Partizan.

Os árbitros então retiram rapidamente os "invasores" da quadra e liberam a bola para a cobrança do fundo bola já que a outra equipe não tinha mais pedido de tempo. O que resta então com 6 décimos de segundo?

Resta ainda uma tentativa!

E aí, com o vídeo, com as imagens e com a narração que nem precisamos entender o idioma, temos mais uma lição de que devemos nos dedicar até o último segundo, ou melhor, até o último momento de jogo.

Aproveitem a lição e acreditem sempre que tentar até o final, dando certo ou não, será sempre sua obrigação de fazer o melhor.
 Vale sempre a pena tentar!

4 comentários:

Histórias e Basquete disse...

Fala meu amigo!!!! É assim mesmo, tem que escrever, se não fica só no ar!!!!! Abraços!!!!!!

Unknown disse...

Parabens pelo blog galego. Show de bola.

Unknown disse...

Parabens adorei seu blog...continue assim...grande beijo.

Giovana Basquete Clube (Araçatuba)

giovana-polizel@hotmail.com

Gustavo Formiga Nery disse...

Acho que a situação que narrou foi esta aqui, né, rs...

http://basquetedf.fotopages.com/?entry=1894370

Valeu...