segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Mais um 1º de Setembro.

Mais um dia 1º de Setembro passou (Dia do profissional de Educação Física). 

E como sempre faço neste espaço, aproveito para reforçar a minha opinião de que o nosso dia mesmo é dia 15 de Outubro (Dia do Professor), mas que é sempre bom ser lembrado como aconteceu ontem, mesmo sabendo que esta data comemorativa é fruto de uma luta política para um conselho se legitimar como "dono" dos "direitos de imagem" dos professores de educação física. Mas enfim... Sempre recebo os desejos de felicitações com carinho e de maneira agradecida. 


Nestes últimos dois anos tenho participado de cursos de formação de professores, seja como convidado em universidade, onde estão se formando futuros professores, sejam em cursos de reciclagem, onde me encontro diante de professores já formados, interessados em ressignificar seus estudos, conhecimentos, e questionar as práticas descontextualizadas que existem por aí em nosso meio, e tenho convivido com estagiários onde trabalho, querendo dar aulas interessantes, estimulantes, em busca de educar e de deixar alguma formação como legado. 

Curso de formação continuada dos professores de educação física da rede pública do DF.

O que tenho visto disso tudo é que existe muita gente interessada em ensinar diferente. Em não fazer parte do "show de horrores" que acontece em muita escola, em muito centro de treinamento. Existe muita coisa errada em nosso meio, mas percebo também que existem pessoas afim de se livrar do discurso diminuto que o esporte diminui a violência, que a aula é divertida e que quem não quer fazer aula "não quer nada". Uma aula de educação física é muito mais que isso. Respondemos hoje em dia pela cultura impregnada em nosso meio de que esporte é só uma diversão, de que formação motora está muito abaixo da formação cognitiva e de que não há ligação entre elas. Pagamos caro o preço da nossa imagem, de nossos professores/mestres/doutores que muitas vezes fizeram de seus títulos acadêmicos, uma oportunidade para trabalhar menos, buscar estabilidade profissional e financeira e formar mal os futuros professores da área. 

Mesmo assim, mesmo com a realidade onde o professor de educação física na escola tem a função de entreter a garotada e não deixá-las se machucarem, mesmo sabendo que o senso comum diz que o professor de esportes trabalha apenas com a formação motora de seus alunos e que professor bom é professor divertido. Mesmo com a visão reducionista sobre nossa profissão, vejo muita gente boa por aí querendo fazer diferente. Tenho convivido com muitos destes e este simples fato de estar ao lado de jovens que querem mais da área e poder conhecer professores com anos de "cadeira" ainda se dando a chance de questionar seus métodos e seu trabalho é que acredito que devemos dividir mais conhecimento. 


E por isso este blog não serve mais para o que me propus de início que era compartilhar experiências. Este espaço é pequeno para o tanto de gente que tenho visto que tem sede por buscar mais informações. E é inspirado nessas pessoas que digo que este espaço está com data para encerrar. A partir de outubro, nos tornaremos um site, com mais ferramentas, pessoas envolvidas querendo compartilhar experiências e com a possibilidade de influenciar e ser influenciado por muito mais pessoas.

Tudo isso porque vemos a necessidade de se discutir a área. Vivemos num país que se discute pouco Educação Física, se divide pouco conhecimento e que recentemente tem tido um problema grave na formação de novos profissionais. Fica o convite para você participar e acompanhar nosso novo site. Digo nosso, pois será meu, seu e de todos interessados em colaborar.

Em breve..

Por enquanto, vamos lembrando que o dia do professor de educação física é todo dia em que uma aula se inicia e que em suas mãos está a responsabilidade de mostrar que a formação se dá muito além dos livros, das práticas e dos jogos.

Abraço a todos!

Nenhum comentário: