quinta-feira, 28 de julho de 2011

Fácil demais?






Tive acesso a um comercial que eu gosto muito. Apesar de saber das artimanhas publicitárias por trás desses comerciais, gosto da maneira que ele aborda o sucesso no esporte e, por muitas vezes, penso com algo parecido. 

No vídeo, Michael Jordan assume a culpa pelas novas gerações propagarem um comportamento tratando o acesso a excelência no esporte como apenas uma questão de dom somado a treino e boas inteções. A espetacularização do esporte como vem acontecendo nos dias de hoje, transformando o jogo de alto rendimento também num show com fins lucrativos e até com o fim de atrair um público maior, acaba deixando também marcas nos jovens apaixonados pela modalidade. Dá-se uma ideia de que chegar ao ápice é mais fácil do que parece. E no meio desse caminho, por tudo que passei em minha vida de treinos, aulas, equipes e alunos com os quais me envolvi, comecei a notar que essa ideia de que a "felicidade baterá a sua porta" se você for "do bem", está não só no esporte como em diversas áreas da vida. Desvinculando a busca por um objetivo de um processo, por muitas vezes, doloroso, de angústias, vencido pela persistência e recheado de dúvidas. Vejo que isso tem gerado pessoas frustradas em diversas áreas.

Recentemente li uma coluna que fala um pouco sobre isso (você pode ler clicando aqui). Apesar da escritora falar de forma bem generalizada, penso que nos faz refletir sobre essas questões. Qual caminho estamos sugerindo às novas gerações? E assim, podemos também até questionar que escolhas estamos fazendo com nossas próprias vidas?

Não estou querendo dar uma visão pessimista das coisas. Muito pelo contrário, quero expressar que as dificuldades e até as infelicidades que nos acontecem é que tornam a vida essa mistura de sentimentos e acontecimentos tão fascinante. Mas é claro, também quero ressaltar que nem sempre conseguiremos tudo o que queremos, por melhores que sejamos, por melhor que façamos. Mas considero que esse esforço, se bem direcionado, nunca será em vão. Basta saber olhar a vida de diversas formas. E aí está o nosso maior desafio. 

No esporte e no vídeo que falei inicialmente, Jordan mostra como os dias de hoje podem diminuir a ideia de que a vida, que é uma dádiva maravilhosa,  é também cercada de lutas diárias, suor, perdas e conquistas.

Ou então, como o próprio vídeo diz, estamos procurando explicações demais para as coisas que não conseguimos.

Será? Vale a pena refletir!

Aproveitem o vídeo.





  Até a próxima!

4 comentários:

Liliam disse...

Galego,
Que analogia incrível essa que você fez do texto com o vídeo. Aliás, eu não conhecia esse vídeo, que é simplesmente sensacional. Em 1 minuto o Jordan conseguiu resumir o segredo real do sucesso: muito treino, superar as dores, aprender com os erros, persistir.
Hoje, as pessoas pegam exemplos de jogadores bem sucedidos, resumem a história em uma jogada diferenciada, em um lance memorável, em uma conquista de título, e esquecem o quanto foi duro chegar até esse objetivo.
Vou compartilhar esse vídeo, eu realmente a-d-o-r-e-i!
Bj

Marco disse...

Pessoas como Galvão Bueno resumem o esporte ao espetáculo e gera no público a impressão de que basta se esforçar para se atingir o objetivo almejado. É o mito do "esforço próprio". É claro que o esforço, a gana, a persistência contam bastante, porém nem sempre somente com isso é possível chegar ao local desejado. A realidade se mostra muito mais dura quando olhamos ao redor e vemos a dificuldade de acesso e quantos realmente atingem o objetivo. Na grande mídia são colocados os exemplos de pessoas que chegaram a um patamar elevado e se tornaram bem-sucedidos esportivamente falando, Ronaldo "Fenômeno", Adriano, Ronaldinho Gaúcho, contudo todos os milhões de outros que ainda passam necessidade e não conseguiram são esquecidos. Não é pessimismo e sim realidade poucos conseguem sucesso, a esmagadora maioria é deixada para trás. Será que vale a pena pensar nisso?!

Grande Abraço amigo Galego.

Marco Antonio

Pedro Schimmelpfeng disse...

Fala Rodrigo!

Excelente texto, cara! Nâo conhecia esse vídeo e achei incrível! Realmente, é fundamental dedicação e trabalho, dedicação e trabalho...

Um grande abraço!

Pedro.

Rodrigo Leonardo disse...

Liliam, Marco e Pedro..

Também gosto bastante desse vídeo e sempre que o vejo me pergunto sobre o que fazer para ajudar nossos jovens a se dedicarem cada vez mais e criarem menos desculpas. Confesso que tenho algumas ideias, mas tenho muito mais dúvidas. O negócio é não deixar de tentar fazer algo bacana por eles.
abraço