quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O esporte e sua imprevisibilidade

Uma das coisas que mais me fascina no esporte é o aprendizado diário que se tem com treinos e jogos. Perceber a sua evolução como praticante de alguma modalidade ou superar-se dentro de uma partida ou prova, mostra que estamos a todo momento tendo a chance de provar a nós mesmos que podemos ser melhores.

Mas aqueles que não estão muito em contato com a prática esportiva normalmente tendem a achar que qualquer jogo é um jogo onde existe uma equipe favorita e esta, dita o ritmo do jogo ou da prova e tudo termina com a vitória do melhor. E as vezes mesmo vencendo, o time que sai de quadra derrotado pode por muitas vezes ter vencido o adversário em diversos aspectos ou se superado a ponto de enxergar no resultado uma grande evolução.

Acima de todas estas possíveis situações, venho aqui mesmo para postar um vídeo que vi recentemente. No primeiro instante após assisti-lo já imaginei ele sendo postado aqui no blog. Tentei fazer uma tradução que tenha a linguagem que acredito ser interessante e pra isso contei com a ajuda de um amigo e um site de tradução simultânea pra alavancar o meu pobre inglês.

O comercial fala do que todos esperam que aconteçam em um jogo e do que, só quem está em quadra ou dentro da competição, é que pode dizer o que é sentir o desafio bem na sua frente. A busca da vitória é compartilhada com a possibilidade e o desafio de superar o adversário e a si próprio.

Fica aí o vídeo que considero bem inspirador.

Abraço à todos


Um comentário:

Ronaldo Pacheco disse...

Rodrigo, fiz esse comentário para você quando li o post e vi o vídeo mas gostaria de compartilhar com os seus leitores.
Os vídeos motivadores da Nike são espetaculares, mas se eles realmente acreditam que a "paixão" pelo esporte pode vencer as estatísticas, porque eles só patrocinam os favoritos??? Porque não acreditar nos apaixonados que lutam para terem o seu espaço neste mundo esportivo? porque eles mesmos não se animam "a mudar o roteiro e enganar a derrota eminente"? Isso talvez não tenha lógica no mercado esportivo, mas sobrevive na emoção dos apaixonados pelo esporte. E esta imprevisibilidade que você fala é que nos faz cada dia acreditar que com trabalho e seriedade é possível mudar roteiros, mesmo que sejam os tão caros quanto os da Nike...