quarta-feira, 6 de março de 2013

Muito além de um filme.

Tenho criado o compromisso aqui neste blog de quando puder, falar de assuntos e mostrar situações que não são favoráveis ao esporte, à educação, à formação esportiva de qualidade e tudo que possa estar atualmente distorcido sendo tratado como normal. E ontem me deparei com um filme que fala muito sobre isso. Fui presenteado ontem por um colega com um filme. Ia salvá-lo pra ver outro dia, pois já era tarde. Resolvi então só ver os primeiros minutos pra ter uma ideia e não consegui parar. O filme tratava de uma denuncia de uma cultura absurda que hoje em dia é tratada como natural em nosso País. 

O filme trata sobre o consumo de alimentos não saudáveis e como isso tem impactado diretamente as nossas crianças hoje em dia. Mas ao assistir o filme, fica nítido que não se fala apenas de alimentos que hoje em dia são gordurosos demais e que contém açúcar em demasia.

O filme trata da triste realidade de diversos atores que colaboram pra que essa comida seja valorizada. Toca no assunto da educação física que inexiste para educar o aluno hoje em dia. A educação física que apenas é um componente curricular para passar tempo nas escolas e aliviá-lo entre um horário e outro de estudo. Onde as crianças são analfabetas motoras e a brincadeira, o jogo, o esporte, são práticas cansativas nos dias de hoje. O filme mostra a incapacidade que os pais têm de conversar com seus filhos ou de não realizar seus desejos a todo momento. Fala da correria que a vida impõe a esses pais e como eles perdem a capacidade de acompanhar a educação e formação de seus filhos. O filme fala da relação absurda que a tv tem com as crianças. Nos dias de hoje os pais se confortam em ter uma tv por perto para a criança ficar "quieta" e não dar muito trabalho, já que o dia tem sido corrido e cansativo. E essa mesma tv que "acalma" e entrete a criança, é responsável por incutir valores distorcidos da realidade e formam pequenos consumidores cegos a um estilo de vida mais saudável. 

O que se vê nesse filme dificilmente está na tv, não passa nas propagandas, e raramente se vê de forma tão enfática nos telejornais. Ao ver o filme, sente-se uma tristeza por descobrir que cada um de nós é um pouco do que se mostra ali. É um reprodutor de uma cultura que pela primeira vez depois de muito tempo está criando uma geração de crianças com menor expectativa de vida do que a nossa. 

O nome "Muito além do peso" para o filme é realmente perfeito, pois mostra que chegamos a esta condição por muitos fatores. Por abrir mão das decisões em nossas vidas e entregá-las aos publicitários e suas propagandas que reforçam estilos, modas, marcas e costumes, e por nos tornarmos consumidores acríticos e sem limites.

Tire um tempinho do seu dia e assista com sua família. Desligue a tv, deixe de assistir um dia a novela ou o big brother, junte as pessoas na sua casa e assista. Vale a pena parar e refletir sobre o estilo de vida que estamos seguindo e questionar um pouco sobre o que estamos recebendo de informação da tv.

Aproveite o filme: