terça-feira, 15 de outubro de 2013

Acima de tudo, PROFESSOR!

Parabéns a todos os Professores!


Peraí!!! Será? Será que o parabéns é a todos?
Se houvesse um dia dos políticos? 


Você se arriscaria dando os parabéns a todos, ou àqueles que tentam honrar a profissão?
Pois bem.. faço o mesmo por aqui!

Dar aula precisa ser uma questão de opção e não uma questão de sobrevivência. 


Parabéns aos Professores que mesmo sobrevivendo a um sistema em que desvaloriza a profissão, ainda conseguem se desdobrar e encantar seus alunos e não explica suas dificuldades ou usa desse mesmo sistema pra dizer o porquê que não dá aula direito. 

Parabéns aos Professores que acordam motivados em fazer a diferença em suas aulas, mesmo sabendo que na noite anterior dormiram pouco, planejando suas aulas e fazendo ajustes finais, muitas vezes chegando a abrir mão de sua vida pessoal, porque a sua vida pessoal também é ser Professor. 

Parabéns aos Professores que trabalham duro e que ainda ouvem dizer que a vida é moleza pra quem dá aula porque têm duas férias no ano. Parabéns aos Professores que depois de tanto trabalho e entrega ainda ouvem a pergunta se você trabalha ou se só dá aula mesmo. 

Parabéns aos Professores que se dão a chance de educar-se enquanto educam, pois educação é uma via de mão dupla, mas cheia de curvas sinuosas que passam perto de abismos chamados de soberba, prepotência e ilusão de que se sabe mais do que alguém.

Parabéns aos Professores que têm certeza de que as pessoas não aprendem na mesma velocidade, e que por esse mesmo motivo conseguem adequar suas falas e intervenções, no intuito de desenvolver os mais diversos potenciais existentes, mesmo sabendo que o sistema estimula o pensamento contrário, fazendo da diferença uma oportunidade para comparar, classificar, aprovar e reprovar. 

Parabéns aos Professores que pensam de forma multidisciplinar, que sabem que sua área de conhecimento não é a única "fonte de vida" e que possuem a humildade de dizer não sei quando questionados por algo que não domine naquele exato momento, pois ser Professor não é saber de tudo, e sim saber ser um facilitador da aprendizagem e um provocador à descoberta e ao conhecimento.

Parabéns aos Professores que conseguem ver em outro Professor a chance de se renovar e uma possibilidade de aprender e que fazem das parcerias nos corredores entre salas, mais um momento de aprendizado, mais uma chance de melhorar seu trabalho. 

Parabéns aos Professores que sabem que ter carisma é essencial para dar aula, mas que não é tudo. Que estudar, oferecer conhecimento de qualidade e estimular o pensamento crítico são o maior carisma que se pode oferecer aos seus alunos. E que no fim das contas, anos depois, sendo você engraçado, divertido, dócil, duro ou ranzinza, o que fica de lembrança é de alguém que te estimulou a pensar e a descobrir seu caminho por si mesmo.   

Parabéns aos Professores que enxergam sentido no que fazem e que, por acreditar em dias melhores, lutam diariamente para que estes dias aconteçam e para que o sentido que dão a suas aulas possa fazer sentido a outros tantos. 

E aos Professores de Educação Física em especial, fica a dica.. Que seu dia é 15 de Outubro. Porque independente de onde você atue, seja na escola, no ginásio, na piscina, no tatame, na academia, ao ar livre ou em qualquer outro lugar que seja, você acima de tudo é um Professor, que precisa entender de gente, de pedagogia e que precisa saber adequar suas ideias a uma formação coletiva.

Fica aqui os parabéns a uma classe nobre na qual tenho o imenso orgulho de fazer parte, onde muitos me ensinaram, me inspiraram e inspiram até hoje a buscar ser um profissional e pessoa melhor. É a profissão que escolhi  e que quando me perguntam o que faço da vida, posso falar com convicção e  de peito aberto:

Sou Professor!