sábado, 1 de janeiro de 2011

Recomeçar ou continuar?





Em todo começo de ano eu me pergunto se esta virada é uma chance de recomeçar ou é um momento de continuar o que sempre se veio tentando fazer. Penso que de alguma forma as duas alternativas se encaixam. É tempo sim de recomeçar, com a correria em que a vida muitas vezes nos coloca, deixamos de lado alguns projetos de vida que em nossa cabeça ficam adiados para um outro momento. E a virada de ano serve um pouco pra isso, pra te mostrar que você pode sempre recomeçar e reformular as coisas que acredita que deixou um pouco pra trás.

Mas sinceramente não acredito em um recomeço do zero. E aí, de alguma forma, estamos continuando, pois estamos agregando novos projetos a quem sempre fomos, ao que sempre fizemos e aos nossos sonhos que não podem se perder só porque um ano acabou. Penso que somos a mescla desses dois sentimentos: um recomeço diante de uma vida que vínhamos levando e batalhando para conquistar nossos objetivos.

Quando olho pra trás e vejo agora o ano de 2010 materializado em passado, vejo exatamente isso. Preciso recomeçar, mas não posso deixar tudo o que fiz, vivi e aprendi neste ano que se passou de lado. Estas experiências precisam sim contribuir para as novas experiências que me aguardam em 2011.

Desde o dia 29 de Dezembro estou fora de Brasília. Consegui escapar um pouco para repensar tudo o que foi feito e fazer um balanço de como lidei com as situações que me ocorreram. E fazendo este balanço todo é que me vêm a cabeça as três situações profissionais que me marcaram em 2010. Primeiramente o Colégio CEUB, no qual trabalhei nos últimos quatro anos e que tive um rompimento doloroso, pois tive de deixar colegas de trabalho, alunos queridos e sonhos profissionais para tentar outro projeto de vida que me apareceu no meio do ano. Devo também 2010 à equipe de Basquete Universitário do CEUB. Um projeto no qual tive o prazer de me arriscar e que recebi dos atletas e companheiros de trabalho muito mais do que pude oferecer durante todo o ano. E por fim, a ex-equipe do Botafogo-DF, que após descobrirmos que não receberíamos salários nunca e que estávamos sendo enganados, a equipe foi intitulada de "NÓS". Uma prova de como esse grupo me ajudou a entender como podemos atingir resultados expressivos dentro de quadra, com exigências técnicas e táticas, mas sem perder o foco da formação humana, de mostrarmos que o grupo unido e pensando em um mesmo ideal, pode superar limites e ensinar a muitos sobre um trabalho coletivo.

Estou de férias até o dia 9 de Janeiro e tentarei neste tempinho mais tranquilo e com a cabeça mais solta para tentar escrever sobre cada uma destas experiências. Quero tentar aqui contar um pouco de como estas etapas vividas no ano de 2010 me marcaram e serão a base para eu pensar em continuar por este novo ano um trabalho de qualidade e por me dar a chance de recomeçar em novos desafios que surgem no horizonte de 2011.


Colégio CEUB, Basquete CEUB Universitário e "NÓS" (Ex Botafogo-DF)
Três experiências que marcaram meu 2010


Desejo a todos vocês um grande ano de recomeços, mas que não perca o que cada um já produziu até agora!


Abraço à todos!