segunda-feira, 7 de junho de 2010

Formar para vencer ou formar para vir a ser?

Ainda sem muito tempo para escrever sobre meus trabalhos atuais, venho aqui migrar mais um post meu antigo de outro site. Aproveitem!

*                                                                        *                                                                          *


Considero o trabalho com basquetebol algo fascinante. Não bastasse o ensino da técnica exigir uma combinação de movimentos específicos como driblar, correr, saltar e arremessar etc. O basquetebol envolve além desses fatores, uma gama de conhecimentos específicos como noções de espaço e tempo, posicionamento de defesa, uma dualidade entre atacar e ser atacado tanto no ataque quanto na defesa (a defesa hoje em dia necessita atacar o ataque) a cada 24 segundos.




E um tipo de esporte onde tantos fatores inferem e cruzam informações simultâneas, é preciso procurar saber o que queremos passar aos nossos atletas e o que podemos alcançar com isso através dos anos.

Faço-me constantemente a mesma pergunta:


Formamos nossos jovens para tentar superar os desafios do esporte ou formamos para apenas vencer campeonatos?


Acredito que não há mal nenhum em querer vencer o campeonato, mas há mal em objetivar apenas isto em um trabalho de formação. Um esporte com extrema capacidade de variáveis dentro de quadra como brevemente citei no início deste texto, tem também, variáveis incríveis que são trabalhadas em quadra, mas inconscientemente levado para fora dela como concentração, tomada de iniciativa, espírito de grupo, perseverança, pensamento estratégico e outros tantos mais.

Quando pensamos em formação de atletas, devemos ter um pensamento amplo e buscar o aprendizado em outras esferas além da vitória apenas pela vitória. Devemos saber que precisamos dar ênfase à preparação técnica em seus fundamentos em geral, preparação tática gerando ao atleta uma melhor compreensão do jogo individual e coletivo, preparação física não apenas no que diz respeito à força e resistência, mas principalmente na base no que se refere aos atletas aprenderem a correr e se deslocar da melhor maneira (muitos atletas não têm uma boa técnica de corrida, um ótimo tema para uma futura coluna), preparação psicológica gerando um melhor conceito do atleta consigo mesmo diante do seu esforço e seus desafios, preparação coletiva propiciando que o atleta deva fazer o melhor dele para o bem do grupo, e por fim, uma formação complementar na qual envolve a relação deste atleta com sua família com seus amigos e criar um ambiente esportivo prazeroso e salutar.

Se nos voltarmos para esses tópicos, teremos em nosso campeonato a equipe campeã, mas certamente teremos não só na equipe campeã como em todas as outras equipes, a capacidade de analisar as pequenas vitórias alcançadas através dos treinamentos e jogos com o esforço dos atletas e os obstáculos superados. E assim, temos a possibilidade de mostrar que o esporte é muito mais que uma vitória ou derrota dentro de quadra. .O basquetebol é um estilo de vida que compreende variáveis levadas pro resto de sua vida. Dessa forma faremos à diferença naqueles que por ventura tiverem a chance de se tornarem jogadores profissionais e diferenciaremos também na vida daqueles que levarão o basquete como uma das melhores fases de aprendizado de sua vida. Sou fruto de professores/técnicos que trabalharam nesse ideal e só posso me dar à missão de dar continuidade neste sonho. O sonho de um basquete que não forme para apenas vencer, e sim, que forme para o atleta vir a ser alguém capaz de correr atrás de seus sonhos.

Certa vez assisti a um vídeo de uma palestra na qual tratava justamente deste tema apresentado por Ricardo Bojanich - professor/técnico argentino das categorias de base do clube Gimnasia y Esgrima da Argentina. E gostaria de finalizar esta coluna com uma frase que ele cita na qual acredito ser em resumo, o que devemos tentar criar no interior de cada atleta:

“.. abrir sua cabeça para aprender

abrir seu coração para sacrificar-se..”

Só assim acredito que podemos evoluir cada dia mais.

Fica aqui o carinhoso abraço aos atletas do Basquete Clube de Araçatuba que por meio da professora Giovana, tem acompanhado este blog aqui. Pelo pouco que vi da equipe no site, vemos que lá eles trabalham com o intuito de formar jovens para virem a ser alguém diferenciado e utilizam como ferramenta para esta formação o basquetebol. E através desta formação, eles não deixam de formar equipes também competitivas. Tão pouco tempo com este blog e já conseguimos aproximar trabalhos.
Essa é a magia do mundo virtual.

Abraço a todos.

Rodrigo Galego.